ThiagoFSR83com o volante Lucas Zen de lateral esquerdo e Cortês de winger esquerdo.
21.05.2011
fillnunesBom, fim de jogo. Já toquei em alguns pontos no twitter sobre o jogo, mas lá vai o que faltou dizer:
Primeiro que, das três hipóteses que propôs, essa foi a formação mais parecida com o que vi em campo no começo do jogo.
Mas o Galhardo ficou muito fixo na direita e foi o Maicosuel que recuou pra receber a bola na meiuca. E, pelo recuo, foram muitas vezes de costas. Não é uma boa. Não gostei dele não ter buscado nenhum dos dois lados do campo. Cortês (e dps Cidinho) na esquerda e Galhardo (em seguida, Caio) na direita ocupavam as beiradas que ele tanto gosta.
Mas talvez o que tenha pesado, realmente, foi o que pareceu ser uma instrução tática do Caio Jr., para que ele não deixasse o meio despovoado e sem referência pros outros meias. Só um 'chute', palpite meu. Me pareceu que o Maicosuel foi deliberadamente inibido, e instruído a se fixar atrás do Caio "pro bem do time". Não fosse isso ele naturalmente procuraria se mexer mais pelo campo. Também tive a impressão que faltou a ele ter menos medo de errar, foi muito contido com e sem a bola.
Espero que o Caio solucione de outra forma o problema da falta de fôlego (ou pernas) do Maicosuel. Ficar à frente da linha da bola qd o outro time ataca pode o ajudar a poupar energia, mas pra que renda mais, um dos meias não pode ser o Cortês. Na minha opinião, o Cidinho, por mais peso-pena que seja, tem que jogar.
Na próxima rodada eu queria ver o Caio arriscar um trio de meias com Cidinho, Maicosuel e Galhardo, revezando bastante as posições, e Alex no frente.
23.05.2011
fillnunesCorrigindo: Alex na frente*
Uma boa pedida talvez seja o modelo que o Dunga usou na Seleção (calma, já me explico, hehe) com um volante pela direita com muita liberdade de saída - seria o Galhardo -, mas que não fosse um meia extremo quando atacasse, mas que guardasse a posição pra se aproveitar do fato de jogar de cabeça erguida e do bom passe na saída de bola e na armação desde o campo de defesa.
Cidinho e Maicosuel avançariam mais, trocando de posição e tendo espaço pra circular na direita também.
Os três teriam no Alex um foco pra buscar a tabela ou dar o passe profundo. Um centroavante é, pra mim, a solução mais viável, no momento, pra que os meias do time se envolvam mais nas jogadas de ataque. E o moleque é, de todas as opções do elenco, o que melhor protege a bola de costas pro marcador. Assim, 'chamaria' esse trio pra jogar.
23.05.2011