Muniz da SilvaTaticamente era um time muito interessante, com variações combinados a jogadores que poderiam decidir partidas. Os 11 iniciais, nunca jogaram juntos pelo clube em uma partida oficial, mas pelo nível técnico do elenco, seria o time titular: Marcos; Figueroa, Danilo, Mauricio Ramos e Armero; Edmilson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Marquinhos e Vagner Love. Jogando num 4-4-2 clássico, muito utilizado no Brasil sob a variação do 4-2-2-2.
Interessante que atuando neste esquema, ele não restringiria variações táticas interessantes. Um jogador que seria peça chave nesta possivel variação é o Edmilson. Um híbrido de zagueiro e volante, alternaria essas duas posições em situações na partida. Ex: atuando contra um time que jogue com dois atacantes mais próximos da área, quando este estivesse com a bola numa situação de ataque, Edmilson recuava, fazia a sobra, com os laterais atuando mais á frente, modificando o esquema para um 3-5-2. Outra variação interessante seria quando o time atacasse, o time possui dois laterais de caracteristicas ofensivas diferentes e que garantem qualidade nas jogadas pelos lados: Figueroa e Armero. Por não ser um jogador tão veloz e que sabe ocupar espaço no meio de campo, Figueroa pode variar entre os avanços pela ponta e por dentro, variando com Pierre quando a jogada sair pelo lado direito. Do lado esquerdo, Armero por ser mais veloz, atua na jogada pela ponta, variando também com Marquinhos, nas jogadas pela beirada.
Assim o time varia bastante nas jogadas pelas pontas e com a armação qualificada resumida na presença de Cleiton e Diego.
28.08.2011