vinii_martinsÉ provável que Felipão escale a seleção brasileira em um 4-2-3-1 diante da Inglaterra, em Wembley, nesta quarta-feira (06/02). Mas, caso ele decida surpreender, vai aqui uma opção interessante e que aproveitaria muito a capacidade e a qualidade dos volantes convocados.

O desenho, no 4-3-1-2, é baseado no Santos escalado neste último domingo (03/02) no jogo contra o São Paulo, na Vila Belmiro. Iniciando pelo gol com Julio César. A linha defensiva começaria com Daniel Alves que teria liberdade para subir pela direita, com Ramires ou Dante preenchendo os espaços deixados. Para garantir o equilíbrio na equipe, Filipe Luis jogaria mais preso na lateral esquerda. No mesmo setor, Leandro Castán também pode ser opção, formando, assim, um trio de zagueiros com David Luiz e Dante, liberando mais Dani Alves, como um ala.

No meio, um trio de volantes rápidos de ótima facilidade ofensiva e precisão no passe, além de poder na marcação; Ramires pela direita e Paulinho pela esquerda teriam espaço para subir e auxiliar na construção de jogadas, além de auxiliar na marcação pelos lados do campo. Arouca no centro ficaria mais preso, mas também podendo chegar como elemento surpresa para finalizar. Como meia responsável pela ligação aparece Ronaldinho Gaúcho, tendo total mobilidade na faixa central e para chegada à área, principalmente através dos espaços deixados pelos rápidos e habilidosos Neymar e Lucas. Ambos teriam que se movimentar intensamente, trocando de posições ou fazendo entradas em diagonal para puxar a marcação ou finalizar.

Defensivamente, o esquema exigirá aplicação defensiva de, pelo menos, um dos três homens mais ofensivos, para ajudar na recomposição defensiva.

04.02.2013