D9941Brasil jogou no 4x2x3x1 contra a Bielorrússia. Não vou falar sobre o jogo, mas sobre o posicionamento tático do Neymar.
Neymar que atuou desta vez na ponta-esquerda, nos outros jogos era 2° atacante. Ele que não rendeu na ponta-esquerda contra times com forte marcação, em que não encontrava espaço para fazer seus dribles. Além da sua dificuldade na recomposição na defesa. Isso se deve a sua formação no Brasil em que o craque cumpre apenas a função ofensiva. Ou seja, vítima do atraso nos conceitos do futebol brasileiro. Mano trocou sua posição e passou para 2° atacante, mudando o esquema tático para o 4x4x2 em linha. Em que não era necessário tanta aplicação na defesa e mais centralizado tendo mais facilidade no drible.
Contra a Bielorrússia, seleção com jogadores apenas do campeonato desse país , deu show. O adversário usou o 4x4x2 em linha. Neymar apareceu e brilhou. Devemos dizer que Neymar encontrou facilidade devido a franca marcação dos bielorrussos. E o 3° gol, com direito a "ovinho" de cabeça! surgiu quando a Bielorrússia buscava o empate. Não foi um grande teste.
Acredito que Neymar não sirva como ponta-esquerda. Ele é 2° atacante. Vamos ver contra seleções com forte sistema defensivo. Quem sabe cale a minha boca...

30.07.2012